Estar acima do peso causa dor nas costas?

Estar acima do peso causa dor nas costas? Na verdade ele é determinante para facilitar ou aumentar um problema e não a causa principal das dores.

Você está acima do peso e sente dores nas costas? Acha que por estar pesando mais do que deveria isso está lhe causando problemas na coluna? Os médicos dizem que é necessário somente perder peso para as dores sumirem?

Bom, hoje vou falar de um assunto muito comum em meu consultório com base em todos esses anos de atendimento em mais uma pergunta/afirmação que recebo com muita frequência.

“Dr., minhas dores aconteceram porque estou acima do peso”?

Sabe o que é mais comum ainda? A maioria das pessoas que fazem essa pergunta tem “apenas” sobrepeso, ou seja, estão pouco acima do peso.

Mas o que tenho a dizer é que, estar acima do peso não é motivo o suficiente para ter dores nas costas.

Vamos aos motivos

Acredita-se muito que as pessoas que tenham sobrepeso ou algum tipo de obesidade (calcule aqui o seu IMC para saber se está no seu peso ideal) de que isso é a causa primária das dores, porem ao analisarmos bem, essa pode não ser a causa principal.Peso causa dor nas costas

Se o sobrepeso ou obesidade fossem realmente determinantes primários das dores, os tratamentos realizados em meus atendimentos, não teriam efeito. Porém o que geralmente acontece é o oposto. O paciente mesmo mantendo o peso de quando veio para primeira consulta, consegue resultados extraordinários.

Isso acontece, pois um dos fatores primordiais que levam as pessoas a terem dores nas costas (com ou sem sobrepeso) é a compressão da raiz nervosa na coluna, e quando uma pessoa está com mais quilos do que deveria, isso não significa que ela esta condenada a ter dores, pois as pessoas não engordam 10 ou 20kg de um dia para o outro, mas sim ao longo de meses, e naturalmente o corpo acompanha esse desenvolvimento e acaba se adaptando a essa nova condição.

É claro que ao dizer isso não significa que a pessoa não precisa fazer mais nada para melhorar. O que digo é o oposto disso.

Uma vez que temos um problema de dores nas costas, seja por qualquer razão, estar acima do peso é determinante para que o problemas piorem em relação às outras pessoas, ou seja, estar acima do peso é determinante para que o problema seja pior em relação a uma pessoa que não tem problemas com o próprio peso.

Mas por que isso acontece?

Imagine que você está carregando um saco de arroz por algumas quadras e com isso você quase não se cansa. Agora imagine você carregando cinco sacos de arroz por essas mesmas quadras. Já cansou só de pensar né!? Isso acontece com nossa coluna também, quanto mais peso carregamos no nosso corpo sem fortalecer os músculos, mais rápida é a fadiga devido também a uma maior força da gravidade empurrando para baixo.

Portanto o fator sobrepeso é determinante para facilitar ou aumentar um problema e não a causa principal das dores

Porém, para o tratamento funcionar bem, não adianta apenas fazer a fisioterapia especializada, o paciente tem de fazer sua parte também e no mínimo começar a se exercitar após o alivio das dores, afim de fortalecer a musculatura e dar suporte as articulações e diminuir a carga sobre as mesmas.

Mesmo que você tenha uma situação mais séria como hérnia discal, os tratamentos promovidos funcionam muito bem, mas talvez leve um pouco mais de tempo para sentir essa melhora.

Volto a frisar, sem ajuda do próprio paciente em se comprometer com os cuidados da sua saúde, nem o melhor tratamento do mundo vai poder ajuda-lo.

Mande sua dúvida, ou lembre a um amigo que está precisando se cuidar mais.

Aqui você pode ver mais sobre exercícios.

2 comentários em “Estar acima do peso causa dor nas costas?”

  1. Venho aqui dar meu testemunho de que o que está escrito aí é a pura verdade. Tem muito tempo que estou bem acima do peso e nunca tinha dores, um dia travei das costas e fui ao medico que falou que meu problema é porque eu estava gordo e mandou emagrecer e me deu um monte de remédios. Ai me indicaram o Dr Tiago Masotti, que me explicou tudo o que esta escrito aqui no site dele, e em pouquíssimos atendimentos já não tinha mais dores. Segui as orientações dele pois foi muito melhor explicado e me fez enxergar do porque realmente eu precisava perder um pouco de peso e fortalecer os músculos, e não simplesmente emagrecer como o medico falou. Agradeço a atenção que me deu e dá a seus pacientes, é disso que agente precisa e não remédios e atendimento de 5 minutos sem avaliar corretamente o paciente.

  2. Pingback: A famosa e temida HÉRNIA de DISCO - Dr Tiago Masotti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *