Você sabe o que é Lombalgia?

As lombalgias podem ser classificadas quanto a duração em agudas e crônicas.

O termo LOMBALGIA, é a palavra científica que damos quando uma pessoa tem dores na região lombar. Popularmente chamada assim, infelizmente as pessoas acreditam que lombalgia é um diagnostico médico, o que na verdade é apenas a constatação de que você paciente, tem dores na parte baixa das costas, ou seja a região lombar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial sofre de lombalgia. Mas infelizmente o que vejo nos consultórios médicos do Brasil, são pacientes que saem com diagnostico de lombalgia e consequentemente isso é só um sintoma de um problema e não a causa. Para saber o real motivo da lombalgia, se faz necessário uma avaliação melhor do paciente, para que assim, seja muito mais fácil e rápido solucionar esse problema.

As lombalgias podem ser classificadas quanto a duração em agudas e crônicas.

As dores agudas, quando apresentam duração de quatro a seis semanas e crônicas quando a duração é maior do que 12 semanas. Cerca de 65-90% dos adultos sofrerão um episódio de lombalgia aguda ao longo da vida, com pico de incidência ocorrendo entre os 35-55 anos de idade

As lombalgias agudas não estão relacionadas a nenhum fator definido e geralmente ocorrem após um esforço físico excessivo levando o paciente a sentir uma sensação de “travar a coluna”, porem alguns maus hábitos diários contribuem para que a dor se instale.

A dor crônica ocorre em qualquer idade e em aproximadamente 75-85% dos pacientes que se afastam do trabalho ela se torna recorrente. Em sua grande maioria, a dor crônica se instala por poucos motivos; a pessoa não faz nenhum tipo de tratamento alem do medicamentoso ou nenhum tratamento esperando que a dor passe sozinha; ou não completou o tratamento depois que sentiu alguma melhora; ou o tratamento realizado não foi o correto para aquele determinado problema.

Problemas mais sérios de lombalgia como hérnia de disco ou ciático, devem ter um cuidado e tratamento especial, pois quanto maior  a evolução do problema, maiores as chances do paciente ficar incapacitado para o trabalho e suas atividades do dia-a-dia.

Não esqueça, cada paciente é responsável pela boa melhora do seu problema. Não existe mágica e nem milagre que resolva esse tipo de problema com uma única consulta, porem profissionais bem qualificados podem dar uma resposta rápida e com bons resultados em poucos atendimentos.

2 comentários em “Você sabe o que é Lombalgia?”

  1. Pingback: Realmente Existe Posição Ideal de Sentar na Cadeira? - Dr Tiago Masotti

  2. Pingback: O que é a Quiropraxia? - Dr Tiago Masotti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *