Seu tratamento para dor nas costas não está dando o resultado que esperava? Então leia este artigo!

Uma relação ruim na ATM ou seja um mal posicionamento dela, pode provocar grande desequilíbrio no corpo todo.

Já esta com dores crônicas? Cansado fazer exercícios, fisioterapia, tomar remédios e ainda ter dores?

Saiba que o problema pode estar na sua boca!

Sim meu querido amigo e amiga, existem muitas coisas entre sua boca e a coluna do que você imagina e não estou falando da sua alimentação.

Em outro artigo já disse muito como funciona a má oclusão ou disfunção temporo-mandibular, mas nesse vou explicar o porquê que seu tratamento pode não estar funcionando e o que fazer para melhora-lo.

Mas por que pela boca?

Uma relação ruim na ATM (articulação temporo-mandibular em destaque na figura abaixo), ou seja um mal posicionamento dela, pode provocar grande desequilíbrio no corpo todo. A primeira mudança é a posição da cabeça e a partir dessa mudança é que todos os outros problemas acontecem.

Tratamento para dores nas costas e ATMO corpo ao tentar reequilibrar esse balanço da cabeça, começa a recrutar grupos musculares do pescoço, fazendo com que esses músculos fiquem em constante contração.

Naturalmente o restante da sua coluna também entra em contração a fim de compensar o desequilíbrio do pescoço e então começam os problemas, como em um efeito dominó. Sobrecarregando articulações do corpo todo.

Mas como isso não melhora nos tratamentos feitos?

Simples, o fator que leva a todas essas descompensações não é corrigido, que é o mal posicionamento da mandíbula sobre a ATM (ou má oclusão dentaria) .

Pense assim, é como se essa relação da mandíbula com a cabeça fosse a principal causa de todos os outros problemas, que seriam; bruxismo, dores de cabeça crônicas, dores nas costas, escolioses, problemas crônicos nas articulações, que por mais fisioterapia que você faça, eles teimam em voltar. Até lesões musculares constantes podem estar relacionadas a essa articulação da boca.

Disfunção na ATMQuando falo da oclusão dentaria, o proposto aqui, não é o da ortodontia, que tem outro objetivo.

Através de testes específicos feitos pelo fisioterapeuta que tem expertise na técnica, é que identificamos qual dente o dentista vai trabalhar.

O trabalho é realizado em conjunto da fisioterapia com o dentista, mas não é feito uso de aparelhos, mas sim um dispositivo (feito pelo dentista) que ajuda no reposicionamento da mandíbula, e após uso por um determinado período (cerca de dois meses) para ter uma readaptação do corpo, o próprio dentista faz uma intervenção definitiva no dente (que foi identificado pelos testes da fisioterapia) a fim de corrigir o problema definitivamente.

O que acontece é que, muitos pensam que ao fazer essa correção, os problemas vão ser resolvidos. E é onde está o engano.

Quando se tem um desalinhamento da ATM, todo corpo “bagunça” junto, e aí a fisioterapia é importantíssima, pois a escoliose, os desvios posturais, dores nas costas, bruxismos, problemas articulares e etc… ainda estão presentes, e precisam ser tratados, afim de ter resultados significativos e duradouros.

Quer saber mais como funciona o tratamento ou já quer começar o seu?

Entre em contato, faça um chek-up clínico integrativo, e descubra se sua boca está te prejudicando.

3 comentários em “Seu tratamento para dor nas costas não está dando o resultado que esperava? Então leia este artigo!”

  1. Tenho que fazer esse depoimento. Depois de muito tempo em vários tipos de fisioterapia, médicos, tratamentos diferentes eu já não estava mais aguentando, me indicaram o Dr Tiago Masotti e fui sem muita esperança já que tinha feito muita coisa e nada tinha tirado as minhas dores nas costas (tenho hérnia de disco). Não acreditei muito no plano de tratamento proposto, mas resolvi aceitar o desafio é ainda bem que aceitei, pois em pouquíssimo tempo já estava muito mas muito melhor mesmo, nem dava pra acreditar. Foi muito bom te conhecer e o tratamento continua firme e forte. Muito obrigado e continue assim.

  2. Vi o depoimento anterior e resolvi dar o meu. Tinha uma hérnia de disco no pescoço que segundo os médicos eu deveria operar. Tinha muitas dores. Depoos que passei com o Dr Tiago, sou outra pessoa, mais feliz com a vida, família e meu pescoço rsrsrs…. A partir daquela consulta ele agora é meu terapeuta antes de ir ao médico. Beijão

  3. Pingback: Relação Postura Corporal e da Postura Mandibular - Dr. Tiago Masotti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *