Sentar corretamente: Realmente Existe Posição Ideal de Sentar na Cadeira?

Sem tratar os problemas e sentar corretamente, você pode estar na melhor cadeira do mundo que suas dores vão continuar.

Provavelmente você já deve ter ouvido ou lido (muito) sobre como se deve sentar corretamente na cadeira né!?

Isso não é novidade para ninguém, mas porque então não conseguimos ficar da maneira que todos dizem ser o correto?

A melhor resposta que encontrei para essa pergunta é: Nosso corpo não foi feito para ficar parado!

Vamos à explicação

Ficar muito tempo sentado quase sem se mover, gera alterações na circulação sanguínea no nível abdominal. Isso pode comprometer todas as funções orgânicas do nosso corpo.

Sentar CorretamenteIsso significa também, que seus músculos, pelo efeito da gravidade e por estarem quase que estáticos, ficam mais tensos e enfraquecidos naquele momento, portanto isso acaba sobrecarregando as articulações da coluna.

Como funciona?

Ao ficar parado, a circulação sanguínea já fica muito mais lenta devido a falta de movimentação. Isso acontece porque os músculos servem como auxiliar do coração, funcionando como uma bomba na melhora da circulação.

Assim leva a um aumento na pressão dentro do abdômen do qual começa a incomodar o corpo, e na tentativa de melhorar a situação, acaba exigindo contrações dos músculos das costas para compensar. E isso favorece a instalação das dores.

Outro motivo é que, na inatividade da musculatura por longos períodos, faz também com que menos oxigênio seja levado pela circulação a esses músculos, de forma com que os mesmos, percam muito da eficiência de trabalho. Portando gera mais esforço, que leva as dores.

E a posição ideal?

Muitos estudos comprovam e mostram a posição elegida como ideal para sentar.

Porem, em minha pratica clinica do dia-a-dia, mostra que não adianta apenas falar que o paciente precisa sentar reto, com ângulos corretos de pernas e braços, apoios para os pés e tudo mais.

Sem tratar os problemas, você pode estar na melhor cadeira do mundo que suas dores vão continuar.

Acredito que para eleger a posição ideal de ficar sentado como é mostrado em pesquisas, é preciso uma combinação de fatores, como estar sem dores, fisicamente preparado, e muito policiamento para se manter nessa posição “correta”.

Como a grande maioria das pessoas não se encaixam nessa tríade “perfeita”, a melhor maneira, é achar a posição ideal para cada um. Mas é preciso respeitar seu corpo e quando ele reclamar, você deve se mexer, ou seja, levanta e anda.

É lógico que o melhor é nos cuidarmos, mas quem consegue ficar sentado perfeitamente em uma cadeira?

Só que se você estiver muito “torto” na cadeira, já está na hora de procurar um tratamento.

Sentar CorretamenteVou repetir o que sempre digo a todos os meus pacientes. Antes de arrumar desculpas da cadeira, procure ver se você não está deixando de se cuidar ou demorando para começar.

Um corpo mais saudável, requer menos visita aos profissionais da saúde. Assim você evita passar por aborrecimentos pelo tempo de demora em conseguir uma consulta.

 

Tem dúvidas? Deixe seu recado ou mande um e-mail.

1 comentário em “Sentar corretamente: Realmente Existe Posição Ideal de Sentar na Cadeira?”

  1. Pingback: O quanto vale poder sentar no chão e brincar com seu filho? Livre-se das dores - socorrocabralsaude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *