Dor nas costas: O que fazer para acabar com a dor nas costas e ter uma coluna “nova”

Dor nas costas: Siga essas orientações para acabar com a dor nas costas e garanto para você, que não somente terá uma coluna nova, mas toda sua vida vai mudar por completo.

Olá queridos amigos, se estão aqui é porque realmente estão com dor nas costas, né!!??
Você sabia que os problemas de coluna, são a maior causa de afastamento do trabalho no Brasil? Acho que já sabe não é verdade?
Mas porque estou repetindo isso? É simples, a grande maioria das pessoas não tratam da dor nas costas corretamente ou deixam para quando já está muito, mas muito ruim mesmo para procurar atendimento adequado.
Assistindo uma reportagem do fantástico na rede globo, vi que minhas suspeitas se confirmaram. As pessoas são teimosas e só procuram tratamento quando já estão muito ruins ou desistem dos tratamentos logo no inicio.
Agora não pergunte o porquê, isso eu não sei responder, e se alguém souber a resposta, me avise ok.

Dor nas costas

Mas, pensando naquelas pessoas que precisam e querem melhorar, vou dar uma dica do que fazer para acabar com a dor nas costas e ter uma coluna novinha novamente.

Vale frisar que o que digo aqui não é verdade absoluta e muito menos substitui qualquer diagnostico médico.

A primeira parte e mais importante que você tem que entender é que não existe milagre nos tratamentos de dor nas costas. Tudo tem seu tempo.
Tenho que dizer que no meu consultório, às vezes, acontecem em alguns casos bem mais sérios, em que a pessoa melhorou muito antes do esperado (bom para a pessoa), mas isso não é frequente, a grande maioria melhora dentro do que é previsto.
A segunda parte é: ao persistir o sintomas por mais de 2 semanas (sintomas leves), já procure um atendimento para avaliação. A maioria das pessoas tendem a ignorar, e é aí que as coisas começam a desandar de vez.
Terceira parte: se você deixou a dor nas costas piorar ou ficar crônica, os remédios já não o ajudarão mais. Digo isso, pois, os remédios no caso de dores de coluna não tratam da causa, mas somente dos sintomas, ou seja, os remédios só vão aliviar as dores e a inflamação, porem as causas ainda estarão lá. A compressão da raiz nervosa, a tensão muscular, a hérnia de disco ainda estarão presentes para fazer doer assim que a medicação perder seu efeito.

Agora como tratar?

Ao tomar a decisão de tratar do problema, o caminho é procurar um profissional especializado na área.
Durante o tratamento de fisioterapia, eu oriento em tudo o que é necessário para que você paciente, possa ficar sabendo o que é seu problema e como funciona o tratamento, pois sem isso não tem como você melhorar com os cuidados a serem tomados fora do consultório.
A primeira coisa é tratar a causa da dor, ache uma fisioterapia especializada no problema, isso é meio caminho andado para sua melhora.
O importante aqui é seguir a risca o que foi orientado em relação ao tempo de tratamento e aos cuidados em casa e no trabalho durante todo esse processo.
Ao sentir uma melhora igual ao superior à 70% de quando começou o tratamento, agora é hora de começar  uma atividade física.

Mas qual é a melhor?

A melhor atividade é aquela na qual você tem prazer em realizar. Monte uma estratégia com o fisio e veja se naquele momento essa atividade na qual pretende fazer é a mais indicada pra você.
Então depois coloque o fisio e educador físico em contato, afim de alinhar a estratégia para que sua coluna fique cada dia melhor.

Cuide da alimentação

Sim, a alimentação é um fator que contribui e muito em aumentar ou não suas dores nas costas (veja aqui a matéria). Alguns alimentos causam maior “estufamento” da musculatura do abdômen, e isso aumenta as dores na lombar principalmente.
Outros alimentos aumentam o processo inflamatório do intestino ou outras partes nessa região e por conta disso muda-se a postura e aumentam as dores.
Então, vá ao nutricionista!

Alongamentos ajudam?

Alongamento é essencial para quem quer ter uma coluna mais saudável. Vou citar apenas um dos vários motivos. Quanto mais alongados os músculos estiverem, muito menos tensão é gerada nas articulações de todo o corpo (a coluna é uma articulação) e assim, muito menos dores.
Procure a orientação correta de quais alongamentos fazer inicialmente e depois faça disso uma rotina.

E o estresse?

Ah esse vilão da maioria das pessoas.
Posso afirmar que a grande maioria das dores de coluna tem algum tipo de relação com estresse. Seja no trabalho ou em casa, ele é capaz de causar dores e piorar uma dor já existente.
Então quando estiver em tratamento, dê um jeito na sua vida também, pois sem isso os tratamentos até funcionam, mas os resultados demorarão muito mais para aparecer.
Siga essas orientações e garanto para você, que não somente sua coluna ficará nova em folha, mas toda sua vida vai mudar por completo.
Basta apenas fazer.
Boa sorte!

Coluna Nova

1 comentário em “Dor nas costas: O que fazer para acabar com a dor nas costas e ter uma coluna “nova””

  1. 2018 começou e já sou outra pessoa. Graças ao atendimento do Dr Masotti, minha vida mudou!! Já fazia muito tempo que tinha dores e nada e nem ninguém conseguia me ajudar, mas ao ver sua matéria na TV TEM, e ao ler esse artigo ai em cima, te procurei e sou outra pessoa, para o melhor. Posso dizer que foi quase um milagre, e agora como mesmo combinamos, estou dando continuidade assim como li nesse artigo. Obrigado de coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *