Corcunda abaixo do pescoço? Saiba que tem tratamento.

Corcunda abaixo pescoço: Postura e sobrepeso estão entre as principais causas.

Você tem ou já viu alguma pessoa, com uma pequena corcova na coluna logo abaixo do pescoço?

Tem vergonha de usar roupas mais confortáveis devido e esta corcunda? Se não sabe do que estou falando, é desse problema na foto abaixo.

Corcunda abaixo do pescoçoO que vou falar hoje, é sobre um problema que muito vejo em meus atendimentos no consultório que acomete principalmente as mulheres (não há dados estatísticos, somente baseado em meus atendimentos clínicos).

Praticamente todos esses pacientes não sabem o porquê do problema.

Essa corcunda que fica abaixo do pescoço bem na altura dos ombros, tem várias denominações; corcunda de viúva, corcunda de búfalo e coxim de gordura dorso-cervical.

Vamos às causas

Pode ser por efeito da medicação em pessoas que estão no tratamento do HIV.

Pode ser também de medicamentos que contenham esteroides, no seu uso a longo prazo.

Sindrome de Cushing, pelo excesso de produção de cortisona do corpo.

E principalmente em pessoas acima do peso.

Causa Comum

Mas um detalhe que foi observado no atendimento clinico de muitos anos, é de que essa condição de corcunda, geralmente está associado a uma postura inadequada (principalmente do pescoço), que gera maior aumento desse problema.

Uma compensação, das curvaturas das vértebras do tórax com a cervical, acaba ficando mais visível em pessoas que estão acima do peso.

Hoje o maior inimigo junto com o sobrepeso é o celular, devido a postura de ficar com a cabeça para baixo, gera uma pressão maior sobre a região que tem que trabalhar em excesso, aumentando o problema.

Muito tempo a frente da TV ou computador também ajudam a aumentar o problema.

Se você também toma muita medicação que pode te levar ao problema, é melhor ir falar com seu médico e ver o que pode ser feito para amenizar a situação, no caso de não poder trocar os remédios ou mudar a dosagem.

Agora, o que fazer para solucionar o problema?

Para começar a solucionar, a pessoa tem que ter em mente que é um trabalho em conjunto, ou seja, ela mesma e os profissionais que estão a ajudar. Pois sem o comprometimento do paciente, o tratamento não funciona. Mas algumas dicas serão dadas.

Como geralmente o sobrepeso e postura inadequada são as causas mais comuns, vamos falar delas.

Se você tem condições, a maneira mais rápida é a conversa com cirurgião plástico. Ele vai identificar seu problema com precisão para saber como proceder em caso de cirurgia para retirada do acumulo de gordura no local (só que isso é apenas parte do tratamento).

Após é necessário tratar das causas, afim de evitar acontecer novamente.

Porém se você tem medo de “entrar na faca”, existem outras maneiras (mais lentas) que também dão resultados.

Você deve começar pela mudança em seus hábitos alimentares. Não vou entrar na questão do quanto é importante uma alimentação mais saudável, pois já deve ter ouvido falar muito disso, se ainda tem alguma dúvida veja o link.

Saiba que isso é fundamental na sua mudança em começar a diminuir a corcunda, pois lembre-se, tem muita gordura lá, você já não precisa alimentá-la mais, né?

Exercite-se

Exercite-se, isso ajuda a melhorar o equilíbrio postural, fortalece a musculatura das costas, e também queima as calorias.

Faça alongamentos, isso ajuda a melhorar a flexibilidade da região.

Corcunda abaixo do pescoçoFaça fisioterapia, uma avaliação completa ajuda (e muito) a direcionar corretamente o tratamento e diminuir o tempo de melhora da corcova.

Algo muito interessante que me levou a escrever sobre o assunto, é o fato de que durante  a pratica clinica, logo na primeira ou no máximo na segunda consulta, há uma diminuição de 50% do tamanho do problema.

Lógico que após isso, é necessário ajuda do paciente em melhorar a postura, fazer exercícios e mudar hábitos alimentares, caso o contrário, o problema volta rapidamente.

O mais importante é que tem tratamento, e quanto antes começar a tratar, antes vai melhorar e se sentir melhor.

Tem dúvidas? Quer saber mais?

Mande uma mensagem ou ligue (14) 3241-3720, vamos juntos melhorar seus problemas.

49 comentários em “Corcunda abaixo do pescoço? Saiba que tem tratamento.”

  1. Dr quanta alegria, o sr conseguiu algo que eu não achava ter cura, o tratamento funcionou exatamente como você disse, e eu segui as orientações a risca. Fiz os exercícios, mudei a alimentação, e o que você fez por mim foi muito bom mesmo!!! Muito obrigado e que continue ajudando muita gente.

  2. Olá pessoal, estou recebendo muitas perguntas pela caixa de comentários, porem para não expor a vida de cada um, as dúvidas vocês podem enviar para [email protected]
    Utilizem essa área para deixar comentários do que gostaria de ver ou para quem ja passou por tratamento dizer o quanto melhorou em relação a tudo que sentia.
    Obrigado pela atenção.

  3. Bárbara da Silva Suarez

    Qual especialista devo procurar primeiramente para a resolução deste problema,ando notando o aumento da circunda nesta região e agora me acometeu de dores no pescoço (nesta região)as vezes.Aguardo retorno e desde já muito agradecida pelas orientações.

    1. Olá Bárbara, em meu consultório é realizado o tratamento para esse problema de corcunda e dor. Porém caso você não esteja na cidade onde atendo, sugiro procurar um fisio especialista em coluna e que ajude a resolver o problema seguindo os passos acima.

    1. Olá Karina, a cirurgia deve ser o ultimo recurso, já que se optar por esse procedimento de qualquer maneira você terá que fazer todo o tratamento já dito no texto, pois a cirurgia resolve o problema da gordura localizada, mas a má postura e a alimentação que são causas determinantes ainda vão permanecer. Recomendo o tratamento não cirúrgico primeiro, já que ele é feito por cirurgião plástico e dificilmente um plano de saúde aprova para esses procedimento, portanto é um custo alto no particular.

  4. Olá Dr … Estou com esse problema da corcunda alta… Esteticamente está me incomodando e muito. Preciso de ajuda!
    Nus últimos meses ganhei muito peso, tenho Hipotireodismo…
    O senhor atende em que cidade.
    Qual médico devo procurar.
    Desde já grata.

    1. Olá Fernanda, meu consultório de atendimentos fica na cidade de Bauru – SP, como está no artigo acima, esse é um problema que só vai ser corrigido com ajuda de uma equipe multidiciplinar, (fisio especialista em coluna, nutricionista e fisio ou educador físico na parte dos alongamentos e fortalecimento). Em ultimo caso procura ajudar de medico nutrólogo e um cirurgião plástico. Mas mesmo assim é necessario fisio depois.

    1. Eliane, você deve seguir todos os passos do artigo.
      Muita coisa da para fazer em casa.
      Infelizmente é um tipo de problema que necessita da ajuda de um profissional, pois leva-se tempo para perceber o problema e começar a trata-lo.
      Se puder venha para uma avaliação, vamos resolver seu problema.

  5. Simone De Paula Queiroz Nogueira

    Olá Dr. Minha filha tem 7 anos e apareceu essa corcunda nela com uma gordura localizada nessa região..no início pensei que fosse um nódulo mais o médico cirurgião descartou e disse que é um acumulo de gordura nessa região.

  6. Tenho uma tia acamada, ela é esquizofrênica, minha vó que costuma banhar Ela, porém hoje não deu, então eu tive que fazer isso, então durante o banho percebi um caroço enorme nas costas dela, bem embaixo do pescoço, ela disse que já tem ela faz tempo e que n sente dor, estou muito preocupada,oque devo fazer??

    1. Olá Thalita, infelizmente no caso de sua tia eu não consigo ajuda-la por aqui. Por estar acamada e ter outros problemas associados, a melhor coisa a se fazer é uma avaliação, pois caroço é diferente de corcunda e isso tem que ser visto com cautela. Aconselho que busque um profissional para avaliar primeiro do que se trata para então saber o que fazer de fato. Um médico ou Fisio podem te ajudar inicialmente.

    1. Andressa, se você já tem o problema, o caso é ir direto para o tratamento que está no artigo. O médico nesse caso só vai ajudar se você estiver tomando medicamentos que causam o problema e assim ele deve substituir por outros. O demais são com outros profissionais, como uma fisio especializada em coluna + nutricionista + educador físico. Porem indico que comece simultaneamente com fisio + nutri, depois de alcançado alguns objetivos estabelecidos você pode ir com personal.

  7. Dr. Tiago, boa noite!
    Por causa do uso prolongado de dexametasona desenvolvi o acúmulo de gordura abaixo do pescoço (atrás) e nas laterais. Fui a um clínico e estou fazendo o desmame do medicamento há 18 dias. Falta pouco para terminar o desmame – apenas 2 dias. Gostaria de saber se qd todo o corticóide for eliminado do organismo, essas gorduras tendem a Seder.
    Grata!

    1. Olá Diana, muito provavelmente não irá desaparecer sozinha, você alem de eliminar a medicação, terá que fazer o que falei no artigo, pois a região ja tem o problema instalado mas agora você está eliminando o fator que causa esse problema, porem precisa tratar o que ainda existe. Acredito que vai conseguir sim atingir os seu objetivos, começando por escolher uma vida sem remédios e um corpo mais saudável.

  8. Sempre tive uma vida saudável, incluindo alimentação e atividade física. Infelizmente, apresentei no final de 2016 a artrite reumatóide. Creio q, por enquanto, uma vida sem remédios seja uma utopia, mas estou numa busca incessante p um tratamento sem corticóide.
    Obrigada pela resposta rápida!

    1. Olá tudo bem Luanna, pode até ter uma influencia postural, porem isso só vai acontecer se estiver com muito ruim mesmo! Do mais, é melhor investigar a fundo o que pode estar causando o problema antes de começar a tratar de qualquer maneira.

  9. Oi Dr. Fui a uma cirurgiã plástica e ela me disse que podemos tentar fazer uso de um remédio injetável que queima a gordura (serve para gordura localizada). O que o senhor acha da medida?

    1. Olá Thiago, em relação a medicação eu não tenho como opinar, mas posso falar uma coisa. Não adianta nada aplicar medicação ou fazer uma cirurgia se você não estiver disposto a mudar seu hábitos de vida para uma muito mais saudável, pois o remédio só vai tratar do sintoma, e a causa que levou você a ter o problema ainda vai estar presente e logo logo a corcunda volta.

  10. Dienifer Martins lima

    Eu tenho um calombo abaixo do pescoço na coluna agora ta começando a me doer ate para eu varrer a casa e dormir me encomoda até a cabeça esta me encomodando

    1. Olá Dienifer, pelo pouco que contou não há muito como ajuda-la, recomendo procurar ajuda profissional. Se seu problema é como o da maioria das pessoas, sozinha vai ser difícil conseguir um resultado que te agrade.

  11. Eu estou com uma corcunda abaixo do pescoço na nuca…doi um pouco…e bem desconfortável. Eu fico muito tempo frente ao computador devido ao trabalho….seria causado por postura errada? E fazer exercícios….caminhada…alongamento pode ajudar???

    1. Olá Jorsilei. Sim a postura inadequada é um dos fatores que levam a ter o problema de corcunda e fazer alongamentos e exercícios ajudam muito, desde que também você corrija sua postura no trabalho.

  12. Olá Doutor!
    Estou com essa corcunda, além de me encomodar esteticamente, sinto muitas dores na nuca, no ombro, desce para os braços, quando giro a cabeça, ringe, parece uma catraca estalando, ontem tive dores na nuca parecia q eu iria enlouquecer de dor, não achava posição nem em pé e nem deitada, tomei um mioflex A e 40 gotas de dipirona, estava no alge do desespero, acho q ainda complica pra mim, pq tenho fibromialgia, a um tempo atrás fiz uma ressonância e o médico disse q eu estava com artrose na C1 e C2. Moro no Rio de Janeiro. Desde já, obrigada. Fique com Deus.

    1. Olá Fabrício, a cura não pode ser prometida, pois isso depende muitas vezes de vários fatores como: pré-disposição ao problema, não fazer alimentação correta, não fazer exercícios, não seguir com o tratamento conforme o planejado e muitos outros fatores fora da clínica que podem ou não ajudar. Porém, se você realmente fizer tudo o que deve ser feito para melhorar, a chance de corrigir o problema são grandes.

  13. ola doutor!
    quando eu tinha 5 anos, comecei a fazer um tratamento com o uso de corticoides e outros medicamentos para curar síndrome nefrótica, o mesmo se estendeu ate meus 9 anos de idade, nesse período comecei a notar o crescimento da tal corcunda, mas não dei muita atenção, hoje já adulta, me sinto muito incomodada com isso e queria muito resolver esse problema, o senhor acha que apenas o tratamento acima é capaz de resolver meu problema?
    grata!

    1. Oi Lais, no seu caso é muito dificil dizer algo, pois ele é diferente da maioria, e sem uma avaliação não é possível afirmar o quanto pode te ajudar. Porém nada a impede de fazer o tratamento do artigo, o minimo que pode acontecer é não melhorar esse problema em sí, mas com certeza vai melhorar muitos outros aspectos na sua vida.

    1. Olá Ana, os seios grandes de uma certa maneira podem contribuir para o problema sim. Quando a má postura causada pela dor proveniente do tamanho dos seios se instala, esse problema da corcunda pode aparecer, mas não se pode apenas tomar esse problema como base para se ter o outro. Geralmente outros fatores estão associados, como alimentação desbalanceada.

  14. Tenho 24 anos e estou c esse problema, corcunda atrás do pescoço, n uso nenhum medicamento, n estou c sobrepeso, como devo proceder? Só exercícios? Pilates? Esta me incomodando demais, principalmente na estética.

    1. Procure um fisio que trabalhe com postura principalmente, pode ser o RPG. Faça uma avaliação para saber também a causa de sua postura, afim de evitar que aconteça novamente.

  15. Dr tenho essa corcunda desde os 12 anos, pois naquela época eu já trabalhava sempre sentada e com a cabeça baixa, a minha mãe tbm tem… e tbm trabalhava da mesma forma, pode ser genético?
    Estou tentando mudar a postura e fazer os exercícios, porém sinto dores no corpo…
    Acho que é pq estava sempre acomodada. Essa cirurgia seria a retirada de gordura?
    Sinto vergonha de usar roupas com as costas aparecendo, não prendo o cabelo… me sinto muito mau.

    1. Olá Linara, somente os exercícios não serão suficientes, você deve procurar um fisio que trabalhe com postura para te ajudar também.

  16. Adorei o artigo, bastante esclarecedor, tenho esse problema e os médicos só dizem que tenho que perder peso, mesmo quando eu tinha 10kg a menos já sofria com isso, com o sobre peso só piorou! Obrigada Tiago

    1. Fico feliz em poder ajudar mesmo que a distância, continua firme e não deixa que nada te atrapalhe na busca de melhorar seu corpo e sua saúde.
      Forte Abraço

  17. Dr eu vi alguns relatos na internet que a físio, pilates, exercícios não resolveram. Estou com medo disso nunca sair e eu nunca poder usar uma roupa confortável. Sou magra, porém tenho todas as gorduras localizadas, minhas costas, cintura são cheias delas. E quanto a cirurgia, como é um procedimento invasivo tenho medo de sei lá, acontecer algo indesejável ou eu posso estar equivocada. Além disso eu vi um rapaz que faz acumputuras no local. O que você acha?

    1. Olá Denyze, acredito que você não deve ser basear nos resultados dos outros, pois você realmente não sabe o porque ele não melhoraram. Digo por experiência clinica, de vários pacientes que ja atendi que me disseram ter feitos vários tratamentos para determinados problemas, mas na hora em que faço o verdadeiro levantamento, essas pessoas não seguiram e continuam sem seguir nenhuma orientação correta para enfim ter sucesso no seu tratamento.
      Procure alguem de sua cidade ou região possa te ajudar realmente.

    1. Paulo, se você quis dizer, “pessoas que nascem por forceps”, a resposta é; eu não sei te dizer. Mas caso aja alguma interligação, não se pode usar isso como desculpa para não procurar um tratamento adequado.

  18. Boa tarde,tenho corcunda embaixo do pescoço as vezes sinto dor na região torácica eu posso me consultar com fisioterapeuta ao invés de clinico geral?
    Qual a especialidade da fisioterapia para tratar corcunda Rpg,pilates?

    1. Olá, você pode sim procurar um fisio sem precisar ir ao médico. Recomendo que procure um fisio que trate de coluna, e aí quem sabe integrar as especialidades nas quais você mais vai precisar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *