Quiropraxia: Devido a uma maior incidência, as dores nas costas é o problema mais tratado com ela.
Umas das técnicas que mais cresce no Brasil entre os fisioterapeutas (e que tem dado dor de cabeça no congresso nacional), a Quiropraxia vem ganhando cada vez mais espaço na saúde, principalmente por se tratar de uma técnica de resultados rápidos no alívio de muitas dores pelo corpo.
Vamos a uma breve história
Em 1895 Daniel David Palmer, deu início a descoberta dos ajustes articulares dando o nome de quiropraxia (que vem do grego quiro = mão, práxis = prática) e em 1987 montou a primeira escola de quiropraxia nos Estados Unidos. Daí em diante a técnica ganhou força nesse país e hoje é um dos tratamentos mais procurados pelos americanos, principalmente para dor nas costas.
E o que a quiropraxia trata?
A quiropraxia não é uma técnica milagrosa como muitos divulgam e nem resolve todos os problemas do corpo também.
A parte mais estuda e onde é o foco da terapia, são as articulações, ou seja, todas as “juntas” do corpo são tratadas com a quiropraxia. Naturalmente, muitos outros problemas acabam melhorando em consequência do tratamento por estarem ligados diretamente a um problema articular.
Hoje devido a uma maior incidência, as dores nas costas, é o problema mais tratado com a quiropraxia, tendo resultados rápidos e duradouros, desde que bem aplicado os ajustes.
O que são os ajustes?
Os ajustes articulares são essencialmente e literalmente, mexer nas articulações (ou “juntas”) para que essas voltem ao seu lugar de origem e assim a movimentação também volte ao normal. Liberando os movimentos que estão bloqueados, as dores cessam e o paciente volta a sua normalidade.
Claro que em alguns casos apenas um único atendimento não é o suficiente, muitos já estão há muito tempo “travados”, e por isso é necessário algumas consultas para um resultado mais significativo.
Hernia de Disco, problemas no Ciático, Dores de Cabeça, Lombalgias, Cervicalgias, Dores nos Ombros e muitos outros problemas são tratados. Porém para saber se o que você tem realmente pode ser ou não ajudado pela quiropraxia, só perguntando para um profissional.
Já atendi muitos casos em que a pessoa demorou a procurar o atendimento por achar que a técnica não resolveria seu problema, e quando veio melhorou rapidamente.
Alguns outros problemas infelizmente a quiropraxia não consegue resolver, mas acaba ajudando e muito em uma recuperação mais rápida. Por exemplo a Escoliose; quando é muito severa ela é tratada com RPG (reeducação postural global), porem esse é um tratamento longo, podendo durar meses e até anos. Quando um paciente consegue associar o tratamento do RPG com a Quiropraxia, os resultados são surpreendentes, podendo reduzir significativamente o tempo do tratamento, melhorando assim, muito mais rapidamente a postura e alto-estima.
Conclusão
Hoje existe muita gente procurando o tratamento da quiropraxia e isso é bom, pois a técnica funciona, dá resultados e tira muita gente da fila de uma cirurgia de coluna que é desnecessária.
Procure sempre um especialista na área, infelizmente há muita gente no mercado oferecendo um tratamento e as pessoas acreditam ser a quiropraxia, e acabam apenas sendo massageadas.
Lembre-se também, que para ter resultados significativos, é necessário cuidar da sua coluna fora do consultório, pois não existe técnica no mundo que trará resultados se você não se cuidar.
Com certeza o melhor tratamento que já fiz. Atenção e dedicação, como nenhum outro profissional havia me atendido antes!!
Pingback: O que é a Osteopatia? - Dr Tiago Masotti
Pingback: Tratamento para Hernia de Disco - Dr. Tiago Masotti
Realmente tenho que dizer que o trabalho dele é diferenciado.
Fui em outras duas pessoas que diziam que fazia a quiropraxia, mas depois que conheci o Dr Tiago, sem dúvida o nível é outro. Técnica apurada e sem igual, os outros só ficavam mais na massagem como ele disse no artigo e eu achando que estava sendo tratado. Merece meus cumprimentos.